ESTADO SOCIEDADE E CONFLITOS - Poder e Conflitos na Sociedade e Instituições Guineenses
Embaixador João Ribeiro Butiam Có (Ph.D.)
A obra intitulada Estado, Sociedade e Conflitos: poder e conflitos na sociedade e instituições guineenses traz um contributo primário na perceção de causas e formas de manifestação de diferentes conflitos e dissensos na sociedade e instituições guineenses.
A análise enquadra-se na caracterização de diferentes formas de conflitos, numa perspetiva histórico-sociológica, envolvendo o Estado e as diferentes instituições e estruturas nas diferentes fases da historia e governação da Guiné-Bissau.
O autor, à luz da sua experiência académica, de investigador de terreno, de governante e diplomata, testemunha e combina as teorias de conflitos e a realidade guineense através de experiências de vagas crises de governação, golpes de Estado, crispação entre estruturas (étnicas, sociais e religiosas) e a crescente polarização da sociedade guineense – porém, sublinhando o aproveitamento que as instituições político-partidárias e os seus lideres têm feito para minar as tradicionais experiências de osmoses culturais e convívios interétnicos (enquanto consensos e equilíbrios necessários para o equilíbrio societal), para pôr em causa os projetos de construção de um Estado democrático pluralista.
Devido à fragilidade do Estado guineense, que tem internacionalizado as suas crises internas, o autor testemunha o papel das organizações internacionais, sobretudo a CEDEAO, devido ao princípio de subsidiariedade e complementaridade, em colaboração com a União Africana e as Nações Unidas, na estabilidade político-governativa da Guiné-Bissau.
E, por fim, recomenda a importância da implementação de projetos de reforma e modernização do aparelho de Estado, com destaque para os setores da defesa e segurança, da justiça e da administração pública.
É um livro recomendável, porque oferece uma ideia verdadeiramente clara da realidade da sociedade guineense nos seus aspetos sociais e políticos e as dificuldades de implementação e promoção da cultura democrática nas instituições do Estado, testemunhadas através da espiral de crises político-governativas permanentes.
Um contributo importante no quadro da ciência sociais humanas – mas também para o cidadão comum, na sua consciência cívica de contribuir para a paz, o progresso do país e, sobretudo, para a construção e edificação de uma identidade-nação guineense que garanta a harmonia e o bem-estar de todos os guineenses.
