Peregrinação ao Mundo do Silêncio
João das Dores Lopes
O livro que João das Dores Lopes nos apresenta é um livro difícil de catalogar com precisão.
Não porque não caiba em qualquer das classificações habituais mas, pelo contrário, porque cabe simultaneamente em várias: é uma biografia, um livro de memórias, um livro de viagens, um livro de aventuras, um manual de mergulho com escafandro, um compêndio de física e de fisiologia do mergulho, e talvez outras coisas mais, mas que se lê como um romance.
Ao lê-lo, vieram-me à memória livros que li na minha juventude, tais como Explorações Submarinas de James Dugan, Vinte Anos Debaixo do Mar de J.E. Williamson, vários títulos de Hans Hass e outros de J.Y. Cousteau, para só citar os principais de entre aqueles de que há tradução portuguesa.
Torna-se assim este livro uma obra incontornável para os estudiosos do tema entre nós.
Faço votos para que todos os mergulhadores, profissionais e amadores, leiam este livro, bem como a juventude, ávida de aventuras, e que todos comunguem das preocupações ecológicas manifestadas por João Lopes ao longo do seu livro, para que no futuro o silêncio deste mundo, tão vivo e tão belo, continue a ser um silêncio religioso e não um silêncio sepulcral.
António Santana
Capitão-de-fragata
Mergulhador-Sapador
