Porta de embarque - 40 anos de estórias sobre aeroportos e aviões
António Sousa
? no Brasil dos anos 80 do século passado, que António Sousa inicia uma série de estórias fantásticas e impensáveis nos dias de hoje, sempre ligadas ao maravilhoso mundo da aviação comercial. Um voo sobrelotado, vendido com o dobro da capacidade da aeronave, o check-in feito sob forte proteção policial ou o morto que viajou em primeira classe, são alguns dos casos narrados neste livro, sempre na primeira pessoa. Mais tarde, de regresso à Europa, nos anos 90, o leitor irá descobrir outro tipo de aviação comercial, não menos interessante, mas com certeza, mais organizada e menos sensacionalista. Casos de polícia ou o dia em que o autor é ameaçado a responder perante a Corte Holandesa, também fazem parte da sua história profissional.
E para que o leitor conclua o seu conhecimento sobre as diferentes nuances da aviação comercial, o autor leva-o até ao mundo emergente – e rico - das companhias aéreas do Médio Oriente. Uma passagem de oito anos por esta região, permite revelar, com detalhe, uma realidade completamente diferente dos padrões a que estamos acostumados.
A reunião de trabalho num reduto Talibã será, provavelmente, o ponto alto deste interessante capítulo.
Em Porta de Embarque redescobrimos um mundo em mudança, nas estórias ora divertidas, ora nostálgicas, de quem viveu 40 anos de profissão – em aeroportos e aviões - em três continentes distintos.