Sivirino com “I”, e o Deus da Pedra do Navio
Judivan Vieira
Trago às suas mãos esta novela em linguagem satírica, em que Sivirino com “I”, um nordestino brasileiro apelidado “demônio devorador de livros” viaja no tempo e questiona pessoalmente e, sem qualquer pudor, ensinamentos de deuses, profetas e mestres como Buda, Jeová, Confúcio, Zaratustra, Alah, Maomé, Jesus. Conseguirão eles vencer a astúcia e perspicácia de Sivirino com “I”? Suportarão a análise filosófica e irônica de seus sistemas religiosos e políticos?
Nesta novela cabe ao narrador o uso rebuscado da língua portuguesa. Entretanto, ao personagem central, Sivirino com “I”, é concedida licença poética para usar expressões com erros ortográficos (assinalamos com aspas), a fim de divulgar e preservar o folclore e a musicalidade do dialeto falado por mais de ¼ da população brasileira, principalmente na região do Agreste e do Sertão Nordestino.
A obra foi escrita para você. Gostar ou não será o resultado de uma leitura completa e atenta. Do contrário, ela morrerá até que seja ressuscitada pela História.