Vivências e Reflexões Geopolíticas: Para onde vamos?
Victor Ângelo
“… uma das características que mais aprecio no Victor: a economia da palavra. Nesse aspecto, o Victor é pouco português. Nada gongórico. Tudo directo ao assunto. Clareza pura.”
“A capacidade de falar com o mesmo nível de eficácia com o chefe de Estado ou de governo ou com o homem ou a mulher simples da aldeia mais perdida no canto mais remoto de um qualquer país africano são absolutamente incomuns. São uma pequena ilustração do espírito humanista do Victor.”
Rui Flores
“Este livro é para ser lido pela Academia, pelos profissionais da ONU, pelos governantes, pelos especialistas em negociações complexas, pelos historiadores e pelos jovens… principalmente pelos jovens, pois neles se encontra a esperança e o vigor de conhecer e aprender para tornar o mundo melhor.”
Maria Helena Monteiro
“Aprendo sempre com aquele que já descrevi como o português que foi mais longe nas Nações Unidas até António Guterres ser eleito secretário-geral. Dois percursos diferentes, dois compatriotas que nos enchem de orgulho, mas Victor para mim é o Senhor ONU.”
Leonídio Ferreira
“Análise e ideal cruzam-se, pois, em permanência, nestas crónicas geopolíticas. Oferecem-nos clareza, pertinência e esperança, facultadas por um protagonista de convicções fundadas no trabalho e empatia com os outros, não na asséptica reflexão estratégica ao serviço de alguma academia.”
Eduardo Campos Martins
“Esta obra permite conhecer melhor e interpretar de uma forma analítica e fundamentada os grandes problemas internacionais não só no seu contexto particular, mas igualmente no enquadramento histórico que lhes deu origem, o que é fundamental para uma melhor compreensão das linhas de força da política internacional e dos seus participantes.”
Luís Tamegão